Psicopedagogia com ênfase em Neurociências

A neuropsicopedagogia é a área da educação que estuda os eventos psicológicos e neurobiológicos envolvidos no ato de adquirir novos conhecimentos. Para cada indivíduo há um tempo necessário para que a aprendizagem ocorra. A aprendizagem, por sua vez, ocorre por meio das competências, das habilidades, dos conhecimentos, dos valores e dos comportamentos adquiridos ou modificados, como resultado da experiência, dos estudos, da formação do raciocínio, da observação.
No âmbito da atuação psicopedagógica, o trabalho profissional se complementa quando o (a) educador (a) possui uma formação básica em neurociências do comportamento, pois através desse conhecimento se pode compreender o funcionamento do sistema nervoso e como ele processa e responde a estímulos. Este conhecimento é de fundamental importância para entender melhor o desenvolvimento e a evolução da aprendizagem ao longo da vida da criança e do adolescente, bem como para analisar quais caminhos serão necessários percorrer para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de cada educando, de acordo com suas particularidades e necessidades.
Dessa forma, a pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Neurociências surge com o intuito de promover esta relação entre psicologia, neurociências e aprendizagem, a fim de contribuir para uma formação mais ampla e específica para o profissional de educação.

Diferenciais do curso:

  • O curso possui a inclusão de atividades psicopedagógicas práticas de ordem Clínica e Institucional
  • Trazer a inter-relação entre Neurociências, Psicologia e Aprendizagem, voltada à área de educação
  • Possibilidade de vivências práticas juntamente aos setores pedagógicos do Colégio Fractal, atuando em questões relacionadas a dificuldades de aprendizagem, avaliação e intervenção pedagógica

Público Alvo:
A pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Neurociências é destinada a quem deseja se especializar na área da neuroaprendizagem, sendo voltada para profissionais da educação e da saúde, como: pedagogos, psicopedagogos, professores, psicólogos, médicos (neurologistas, psiquiatras, pediatras), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.

Previsão de Início:

Quero ser informado (a) do início da próxima turma.

Duração:

12 meses

Modalidade:

Presencial / Híbrido

Carga Horária:

540h

Cadastro do Curso e-MEC:

Quer saber mais?

Preencha o formulário que entraremos em contato.

Turno/Horário:
A cada duas semanas, aos sábados das 8 às 12h e das 13 às 17:20h. Além das aulas presenciais e híbridas, terão conteúdos e atividades em plataforma virtual de aprendizagem.

Conteúdo Programático:

  • Disciplina transversal: Planejamento de carreira
  • Metodologia de Pesquisa e Didática no Ensino Superior
  • Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Psicopedagogia em áreas do conhecimento: da leitura à escrita
  • Psicomotricidade e desenvolvimento
  • Neuroanatomia e Neurociências
  • Neurociências aplicada à educação
  • Psicofarmacologia e suas aplicações no processo de ensino-aprendizagem
  • Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
  • Avaliação Psicopedagógica / Elaboração de Estudo de Caso
  • Intervenção Psicopedagógica / Elaboração de Estudo de Caso

 

Coordenação de curso:

Diane Marcy de Brito Marinho

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0634307274777296
Graduação em Pedagogia
Especialização em Psicopedagogia
Mestrado em Ciências da Religião
Doutorado em Ciências da Religião
[email protected]

Em que podemos te ajudar?