Educação Bilíngue

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Bilíngue tem como objetivo instruir os profissionais interessados nessa área sobre a utilização de duas línguas no contexto escolar, operando sobre uma perspectiva multicultural, necessária para a educação do século XXI. Dessa forma, preparando os profissionais para uma atuação no mercado de trabalho mais empática com os seus alunos, visto que, cada vez mais cedo as crianças estão inseridas em instituições de ensino que estimulam o domínio de mais de um idioma, com destaque à língua inglesa.

A quantidade de escolas que aplicam o sistema educacional bilíngue, porém, ainda é muito baixa, assim como a quantidade de profissionais das áreas de Letras e Pedagogia que estão aptos para o ensino bilíngue, uma vez que as graduações e pós-graduações existentes na atualidade não contemplam a formação inicial e continuada para a atuação com língua adicional para crianças, fazendo com que esses profissionais comecem a atuar em contextos de educação bilíngue sem uma formação específica para lidarem com tal realidade. Nesse sentido, a pós-graduação em Educação Bilíngue surge no intuito de qualificar tais profissionais para o ensino bilíngue, tornando-os capacitados para atuarem na formação pedagógica com uso de língua adicional para crianças e adolescentes, com destaque para a língua inglesa.

Diferenciais do curso:

  • Proporcionar uma formação específica em Educação no Contexto Bilíngue
  • Oferta de curso gratuito de inglês para atuação em educação infantil no formato EaD para aqueles profissionais que não possuírem formação em inglês
  • Oferta de disciplina eletiva sobre Docência no Ensino Superior em Contexto Bilíngue
  • Elaboração de projeto com temática prática relacionada a Relato de Experiência de processos de ensino-aprendizagem no contexto bilíngue

Público Alvo:

  • Profissionais graduados nas áreas de Letras, Pedagogia e Licenciaturas em geral;
  • Professores atuantes ou que desejam iniciar a atuação em contexto bilíngue;
  • Professores, coordenadores e diretores de escolas que desejam usar a nomenclatura “bilíngue”, de acordo com o parecer 2/2020, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Bi/Plurilíngue.

Previsão de Início:

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Duração:

12 meses

Modalidade:

Presencial / Híbrido

Carga Horária:

540h

Cadastro do Curso e-MEC:

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Turno/Horário:
A cada duas semanas, aos sábados das 8 às 12h e das 13 às 17:20h. Além das aulas presenciais e híbridas, terão conteúdos e atividades em plataforma virtual de aprendizagem.

Conteúdo Programático:

  • Disciplina Transversal: Planejamento de Carreira
  • Metodologia de Pesquisa e Didática no Ensino Superior
  • Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento
  • Estudos da Linguagem e Educação Linguística
  • História do Bilinguismo e Translinguagem
  • Educação Bilíngue: Princípios, Procedimentos Didáticos, Correção e Avaliação
  • Políticas Linguísticas para a Educação Plurilíngue: Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Letramentos Transculturais
  • Letramentos Multimodais e Multiletramentos
  • Ensino de Literatura Infantil/Infanto-juvenil em Contexto Multilíngue
  • Educação Bilíngue e Tecnologias Digitais
  • Projetos de Educação BilíngueDisciplina eletiva: Aprofundamento em Docência no Ensino Superior

Coordenação de curso:

Marielly Pereira da Silva Faria

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0341869950926754
Graduação em Letras (Português/Inglês)
Especialização em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas
Especialização em Gestão de Ensino e Docência da Educação Básica e Superior
Especialização em Vivência e Prática na Educação Infantil
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias
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