O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Bilíngue tem como objetivo instruir os profissionais interessados nessa área sobre a utilização de duas línguas no contexto escolar, operando sobre uma perspectiva multicultural, necessária para a educação do século XXI. Dessa forma, preparando os profissionais para uma atuação no mercado de trabalho mais empática com os seus alunos, visto que, cada vez mais cedo as crianças estão inseridas em instituições de ensino que estimulam o domínio de mais de um idioma, com destaque à língua inglesa.
A quantidade de escolas que aplicam o sistema educacional bilíngue, porém, ainda é muito baixa, assim como a quantidade de profissionais das áreas de Letras e Pedagogia que estão aptos para o ensino bilíngue, uma vez que as graduações e pós-graduações existentes na atualidade não contemplam a formação inicial e continuada para a atuação com língua adicional para crianças, fazendo com que esses profissionais comecem a atuar em contextos de educação bilíngue sem uma formação específica para lidarem com tal realidade. Nesse sentido, a pós-graduação em Educação Bilíngue surge no intuito de qualificar tais profissionais para o ensino bilíngue, tornando-os capacitados para atuarem na formação pedagógica com uso de língua adicional para crianças e adolescentes, com destaque para a língua inglesa.
Diferenciais do curso:
- Proporcionar uma formação específica em Educação no Contexto Bilíngue
- Oferta de curso gratuito de inglês para atuação em educação infantil no formato EaD para aqueles profissionais que não possuírem formação em inglês
- Oferta de disciplina eletiva sobre Docência no Ensino Superior em Contexto Bilíngue
- Elaboração de projeto com temática prática relacionada a Relato de Experiência de processos de ensino-aprendizagem no contexto bilíngue
Público Alvo:
- Profissionais graduados nas áreas de Letras, Pedagogia e Licenciaturas em geral;
- Professores atuantes ou que desejam iniciar a atuação em contexto bilíngue;
- Professores, coordenadores e diretores de escolas que desejam usar a nomenclatura “bilíngue”, de acordo com o parecer 2/2020, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Bi/Plurilíngue.