Questões envolvendo saúde mental sempre fizeram parte da humanidade. Nos últimos anos, porém, devido à artificialidade do mundo e às cobranças referentes a trabalho, estudos, estética, renda, família, entre outros fatores, tem-se observado um aumento considerável de casos de distúrbios de saúde mental, como ansiedade, estresse, depressão e inseguranças. A pandemia tornou a situação ainda mais preocupante. Assim, o número de pessoas que necessitam de um atendimento psicológico especializado, envolvendo práticas terapêuticas de Intervenção em Crise, elevou-se bastante.
A pós-graduação em Intervenção em Crise surge com o intuito de oferecer aos acadêmicos uma formação específica e detalhada na área, tornando-os capacitados a atuar em casos que necessitem de intervenção. Objetiva-se oferecer ao aluno ferramentas teórico-conceituais e uma formação preocupada com a interlocução entre teoria e prática.
Ao longo do curso, será dialogado também com os aspectos históricos e introdutórios da Intervenção em Crise, a Intervenção ocorrendo nos mais variados contextos (e.g., Síndrome do Pânico, Ideação e Tentativa Suicida, Transtornos Psicóticos, entre outros).
O acadêmico realizará atendimentos clínicos com supervisão de professores altamente qualificados e discussões sobre os casos clínicos em sala de aula, atendendo a todos os critérios do CRP – 09.
Diferenciais do curso:
- Ampla carga horária prática, incluindo atendimentos supervisionados e supervisões clínicas, relacionados a diversos tipos de público e questões psicológicas
- Clínica escola própria, disponível para as atividades práticas
- Todos os professores com formação strictu sensu (mestres e doutores)
- Disponibilidade de testes psicológicos para aplicação
- Desenvolvimento de projeto com temática prática direcionada a estudo de caso
Público Alvo:
Psicólogos clínicos interessados em atuar na prática de Intervenção em Crise ou que desejam aprofundar os seus conhecimentos na área.