A neuropsicopedagogia é a área da educação que estuda os eventos psicológicos e neurobiológicos envolvidos no ato de adquirir novos conhecimentos. Para cada indivíduo há um tempo necessário para que a aprendizagem ocorra. A aprendizagem, por sua vez, ocorre por meio das competências, das habilidades, dos conhecimentos, dos valores e dos comportamentos adquiridos ou modificados, como resultado da experiência, dos estudos, da formação do raciocínio, da observação.
No âmbito da atuação psicopedagógica, o trabalho profissional se complementa quando o (a) educador (a) possui uma formação básica em neurociências do comportamento, pois através desse conhecimento se pode compreender o funcionamento do sistema nervoso e como ele processa e responde a estímulos. Este conhecimento é de fundamental importância para entender melhor o desenvolvimento e a evolução da aprendizagem ao longo da vida da criança e do adolescente, bem como para analisar quais caminhos serão necessários percorrer para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de cada educando, de acordo com suas particularidades e necessidades.
Dessa forma, a pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Neurociências surge com o intuito de promover esta relação entre psicologia, neurociências e aprendizagem, a fim de contribuir para uma formação mais ampla e específica para o profissional de educação.
Diferenciais do curso:
- O curso possui a inclusão de atividades psicopedagógicas práticas de ordem Clínica e Institucional
- Trazer a inter-relação entre Neurociências, Psicologia e Aprendizagem, voltada à área de educação
- Possibilidade de vivências práticas juntamente aos setores pedagógicos do Colégio Fractal, atuando em questões relacionadas a dificuldades de aprendizagem, avaliação e intervenção pedagógica
Público Alvo:
A pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Neurociências é destinada a quem deseja se especializar na área da neuroaprendizagem, sendo voltada para profissionais da educação e da saúde, como: pedagogos, psicopedagogos, professores, psicólogos, médicos (neurologistas, psiquiatras, pediatras), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.